O perigo da queda do número de abelhas e pássaros

O perigo da queda do número de abelhas e pássaros

O desaparecimento de animais como os pássaros ou as abelhas poderiam causar um problema de desnutrição em muitas partes do mundo, segundo um estudo da Universidade de Harvard.


Segundo as estimativas do estudo, o desaparecimento destas espécies, responsáveis pela polinização das plantas que produzem os alimentos reduziria a quantidade de frutas em 23% em todo o mundo, a quantidade de verduras cairia 16% e as frutas secas e sementes diminuiria 22%.

A carência destes alimentos seria traduzida para déficits nutricionais como a falta de vitamina A em 71 milhões de pessoas de países com baixos recursos ou de ácido fólico em mais de 170 milhões de habitantes do planeta.

Para formular estas conclusões, os estudiosos analisaram os ingredientes de 224 tipos de comida em 156 países, e quantificaram as vitaminas e nutrientes dos alimentos que dependem dos animais polinizadores. Com estes dados, estimaram os déficits nutricionais aos que a sociedade mundial teria que enfrentar se estes animais desaparecessem.

A preocupação pela queda de populações de animais polinizadores não é nova. Alguns estudos mostram que a população de abelhas caiu 30% nos Estados Unidos e 15% na Europa. As pragas, as doenças, o uso crescente de pesticidas e a perda de habitat natural são as causas. 





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...