Mesamérica – uma sociedade promotora de eventos – organiza em setembro o Mesa Redonda, um encontro multidisciplinar para refletir sobre o momento que vive a cozinha contemporânea.
Dia 21 de setembro, no Museu Nacional de Antropologia do México, cozinheiros, jornalistas e diferentes personagens vão se reunir para pensar em conjunto, e de forma crítica, sobre a realidade culinária atual.
Território, cultura, tradição, sustentabilidade, responsabilidade social, produção alimentícia e comunicação serão os temas deste debate em que estarão os chefs Michel Bras, Álex Ruiz y Álex Atala, o historiador e escritor italiano Massimo Montanari, a editora Nicola Twilley, a estudiosa Soledad Barruti e a jornalista Ruth Reichl.
“A gastronomia abarca dimensões cada dia maiores. Somos sortudos de ser parte de uma realidade até pouco tempo inimagináveis. Neste contexto, é necessário ser crítico, fazer perguntas incômodas, questionarmos sobre o que fazemos e porque fazemos. Por isso acreditamos oportuno ter este espaço para um diálogo sincero”, se refere o chefe Enrique Olvera, satisfeito com que Mesamérica possa seguir contribuindo com o fortalecimento do grupo por meio de uma dinâmica aberta para a participação.
Fotografia: Enrique Olvera, chef do Pujol e um dos promotores do Mesamérica