Você conhece os tipos de vegetarianismo?

Você conhece os tipos de vegetarianismo?

Pra quem pensa em se tornar vegetariano é necessário esclarecer que existem diferentes tipos de vegetarianismo de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Abaixo, a gerente industrial da Superbom, Cristina Ferreira explica cada um deles:

Ovolactovegetarianismo: categoria mais moderada do vegetarianismo. Nesta dieta a pessoa exclui a carne da sua alimentação, mas continua consumindo ovos, leite e queijos, entre outros produtos que são derivados de animais. “Tornar-se vegetariano é um processo. Se alimentar da carne é um hábito, então, aos poucos, a pessoa consegue ir tirando do seu cardápio até chegar em um nível mais radical do vegetarianismo. É importante entender que o paladar vai mudando conforme o tempo e a pessoa passa a não sentir falta daquilo que consumia anteriormente”, afirma.


Lactovegetarianismo: nesse nível de vegetarianismo a pessoa retira  a carne e os ovos da alimentação e qualquer produto que contenha ovos e seus derivados, como a albumina, mas ainda utiliza leite e laticínios. “O que difere é que alguns conseguem abdicar de certos produtos enquanto outros têm mais dificuldade. Esta opção muitas vezes tem ligação com fatores religiosos, principalmente, em países como a Índia”, exemplifica a gerente.

Ovovegetarianismo: neste caso, a pessoa utiliza ovos nas refeições, mas abdica da carne animal e do leite e seus derivados. “A dieta é baseada em ovos, verduras, leguminosas, cereais e frutas”, explica Cristina.

Veganismo: a pessoa não consome nenhum produto de origem animal, seja carne, ovos, laticínios, mel e gelatina. “Mas o mercado já oferece opções para os chamados vegetarianos puros também”, descreve. Os vegetarianos estritos também são chamados de veganos, pois seguem a filosofia do veganismo, que restringe o consumo de qualquer item que tenha origem animal, em todos os âmbitos da vida, seja estético, vestuário ou alimentar. “É uma filosofia de vida que engloba tudo o que cerca a vida da pessoa”, aponta Cristina. “Mas para começar a entrar nesse universo, recomendo que a pessoa comece aos poucos, fazendo escolhas mais saudáveis no seu dia a dia. Com maior acesso a informação a população está mais consciente sobre o impacto dos hábitos alimentares relacionados à qualidade de vida, com isso o mercado está se adequando, buscando inovar e cada vez mais oferecendo opções para os consumidores adeptos a dietas diferenciadas”, conclui a gerente industrial da Superbom.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...