Sobe a estimativa de safra de grãos para este ano

Sobe a estimativa de safra de grãos para este ano

Governo federal prevê novo recorde na produção de grão. A estimativa é que a safra deve chegar a 206,3 milhões de toneladas. O aumento é de 6,6% ou 12,7 segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Houve um aumento de 1,8 milhão de toneladas sobre o levantamento do mês passado, acréscimo que se deve ao ganho na produtividade do milho segunda safra que chegará a 51,5 milhões de toneladas e ganho de 6,5%. A produção de soja deve alcançar 96,2 milhões de toneladas, com 11,7% a mais que as 86,1 milhões da safra anterior.

“Esse resultado da produção de grãos, de mais de 206 milhões de toneladas, gera um crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] agrícola muito relevante, que vai ser diferente do restante da economia”, destacou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), André Nassar.

Do ponto de vista econômico e da balança comercial, reforçou ele, o resultado é muito importante. “Na balança comercial, o resultado ainda não apareceu em termos de preços, mas em relação a volumes já estamos vendo que as exportações deste ano serão maiores que as de 2014.”

Nassar ressaltou ainda a importância do resultado da produção de grãos no aspecto macroeconômico. “Esse resultado indica que quando a safra é implantada de forma adequada, ela vai muito bem.”

Já o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, assinalou que o milho segunda safra teve crescimento expressivo por causa das condições climáticas favoráveis, além do uso de tecnologia. “Esse crescimento está sendo registrado nas quatro ou cinco últimas safras. O milho segunda safra está entrando no calendário agrícola de forma definitiva e pujante”, enfatizou Intini. A estimativa da Conab, acrescentou, também aponta uma safra de trigo de 7 milhões de toneladas.

Foto: Pedro Revillion/ Palácio Piratini

Fonte: Ministério da Agricultura  e Companhia Nacional de Abastecimento





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...