Procure a origem dos alimentos

Procure a origem dos alimentos

Infelizmente ainda não existe no Brasil uma regulamentação para as informações de origem dos produtos, o que facilitaria, e muito, a vida dos consumidores. Segundo Talitta, os alimentos orgânicos estão na frente nessa questão de informação. "Mais de 50% dos produtos orgânicos vem com informações de CNPJ do produtor e todos os ingredientes utilizados na produção até chegar ao supermercado", afirma Talitta Maciel, nutricionista e coach do Espaço Reeducação Alimentar.


"Essas informações podem ser adquiridas de diversas formas: no supermercado ou sacolão onde faz suas compras, nas embalagens dos produtos, e até nos sites de algumas empresas que já disponibilizam as informações sobre esse alimento.", afirma Talitta Maciel, nutricionista e coach do Espaço Reeducação Alimentar.

Porém, muitas pessoas ainda questionam o porquê de saber de onde vem e como é feito o alimento que está em cima da mesa. A nutricionista Talitta levantou quatro motivos para ficar atento no que se consome:

1º. Saber a origem do que se come possibilita saber se o alimento é fresco ou já foi colhido a algum tempo. "Quanto mais fresco o alimento está, mais nutrientes ele tem e mais sabor também", afirma Talitta.

2º. Sabendo a origem também é possível identificar se foi utilizado agrotóxico ou não, e se a quantidade e tipo usado é permitido pela legislação. "Você pode fazer a opção de não consumir um produto com agrotóxico quando se sabe de onde ele veio e como foi produzido", ressalta Talitta.

3º. Pode se fiscalizar o processo de fabricação do produto, assim o consumidor sabe os processos e etapas da produção do alimento podendo escolher empresas com visão procedimentos naturais e que respeite o meio ambiente. 

4º. Pessoas com intolerância ou alergia há alguma substância podem escolher os produtos e evitar problemas

Fonte: Comunicase





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...