Dor de cabeça: veja alimentos que podem aliviar

Dor de cabeça: veja alimentos que podem aliviar

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% das pessoas no mundo já tiveram dores de cabeça. E as causas podem estar relacionadas problemas de saúde pela ingestão de álcool e alimentos.

Por isso a nutricionista Carolina Mariano, do Programa de Saúde Alimentar Viva Melhor do Grupo Risotolândia, explica que simples mudanças de hábitos, como a adoção de um comportamento saudável, boa hidratação, alimentação rica e variada, podem combater as dores de cabeça sem o uso de medicações. “Apostar em alimentos naturais pode ser uma boa alternativa para não colocar em cheque a saúde”, esclarece.


A cenoura, o gengibre, a maçã e o kiwi pode controlar a dor de cabeça. Isso porque são antioxidantes que ajudam no bloqueio da síntese de prostaglandinas (substâncias responsáveis pelos processos inflamatórios). Arroz, frutas, nozes, queijos, iogurtes, verduras, pães integrais, grãos e cereais, leite desnatado e carnes e peixes magros proporcionam bem-estar, porque são fontes de carboidratos e triptofano, que estimulam a liberação de serotonina.

Peixes de água salgada, como o salmão e a sardinha, são ricos em ômega 3, substância que ajuda a evitar inflamações que provocam dores. Castanha-do-pará e amêndoa são ricas em selênio, atuam no sistema nervoso central e ajudam a diminuir a intensidade das crises. Ovo, espinafre, escarola, agrião e couve são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, são antioxidantes e favorecem as funções cerebrais. A aveia, o feijão, a batata, a ervilha, as sementes e o tomate, por sua vez, possuem magnésio, uma substância que costuma faltar no organismo de quem tem enxaqueca.

A hidratação também é essencial. “O recomendado é ingerir cerca de dois litros de água por dia. Caso tenha dificuldades em beber o líquido, tente saborizar com fatias de limão e, se a dor surgir depois da prática de exercícios físicos, dê preferência às bebidas isotônicas. Para descobrir se o que come desencadeia a dor, faça um diário do que tem ingerido, comparando com seu humor e presença ou não de dor de cabeça” sugere.

Para evitar dor de cabeça prefira não comer temperos e caldos prontos, salgadinhos, bolachas salgadas, sopas prontas, shoyu e molho inglês têm glutamato monossódico, um ativador da enxaqueca em pessoas sensíveis ao componente. Embutidos e produtos defumados têm alta concentração de nitrito e nitrato, considerados toxinas pelo organismo, o que também provoca dor pra quem é mais suscetível a ter dor. “O frango também pode surpreender, pois devido aos métodos de criação da maioria das aves, a carne contém muito hormônio e antibióticos, um mix cruel para pessoas sensíveis”, acrescenta a nutricionista Carolina Mariano.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...