Como manter a alimentação das crianças sob controle nas férias?

Como manter a alimentação das crianças sob controle nas férias?

As crianças nem sempre têm uma rotina de alimentos saudável nas férias, mas segundo o Dr. Mauro Scharf, endocrinologista que integra o corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, para manter a saúde dos filhos é importante que os pais evitem as guloseimas e alimentos hipercalóricos durante essas semanas. “Alguns alimentos, como os doces, podem ser liberados ocasionalmente após as refeições maiores como o almoço ou jantar. Porém, devem ser observados a idade da criança e o tipo de guloseima”, explica.


O ideal é tentar conservar os horários das refeições como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A dieta das crianças deve ser, mesmo no frio, leve, com frutas, verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Como o organismo precisa se sentir mais quente, uma alternativa são as frutas assadas, como a banana, o abacaxi e o creme de maçã. E aproveite as fontes de vitamina C, como morangos, tangerina e laranja. Para estimular o consumo de verduras e legumes, uma boa opção são as sopas.

Scharf reforça que, neste período, aumentam os casos de gripes, resfriados e doenças respiratórias. “Por isso, o ideal é manter uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais, que aumentam a resistência imunológica”, afirma. É importante ressaltar que os pais não podem se esquecer de se hidratar com sucos naturais com frutas ou água de coco. “Energéticos e refrigerantes devem ser evitados. O refrigerante não mantém uma boa hidratação e não contém vitaminas como o suco”, diz.  

Para o especialista, as mães devem ficar atentas para que as crianças não passem tempo demais dentro de casa, sem praticar atividades físicas. “É importante estimulá-las a vestir um bom agasalho e brincar ao ar livre”, completa.

Fonte: Delboni Medicina Diagnóstica





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...