Estratégias de sorveterias e paleterias pra seguir lucrando

Estratégias de sorveterias e paleterias pra seguir lucrando

Os mercados são cercados por mitos e desafios que, à primeira vista, podem afastar os investidores. O setor de sorvetes e picolés, por exemplo, sempre se viu às voltas com a máxima de que inverno não combina com sobremesa gelada. Mas de acordo com a diretora da consultoria de gestão de negócios Vecchi Ancona, Ana Vecchi, basta ser criativo, ousado e saber formar parcerias para prosperar no setor, que registrou consumo de 1,2 bilhão de litros ao longo da última década, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Uma alta de mais de 80%.

Ana Vecchi afirma que apesar do crescimento expressivo ainda é possível que as empresas do setor cresçam. São várias as oportunidades de negócios em um país tropical que conta com altas temperaturas o ano todo. Uma pesquisa feita pela Euromonitor confirma essa expectativa: no ano passado o consumo de sorvetes chegou a quase três quilos por pessoa.


A especialista em gestão acredita que no caso dos picolés, inclusive das paletas mexicanas – o grande atrativo e sucesso dos últimos meses - é importante formar um canal de vendas e distribuição fortes. Nos estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste quase não há sazonalidade, pois o calor acontece durante praticamente o ano todo. Vale, por exemplo, estabelecer parcerias entre a sorveteria e um restaurante da praça de alimentação com promoções.

No caso do Sudeste, segundo ela, vale criar sobremesas agregando o sorvete a outros itens que vendem bem no inverno, como o petit gateau, caldas quentes, crepe com sorvete ou mesmo a tapioca. “A ideia é variar o mix no inverno e não precisa ser nada absurdo. Além de criar a sobremesa que leve sorvete, porque não ter uma linha de bebidas com o produto, sejam elas a base de leite, café ou até mesmo alcoólicos? Outro ponto importante é criar um ambiente no PDV que remeta ao calor e ao verão. Isso vai estimular as pessoas a quererem o sorvete. Pequenas mudanças na iluminação, das toalhas de mesa, quadros e jogo americano devem resolver isso”, orienta.

“Também há diversas empresas querendo desenvolver produtos com marca própria, o que é bacana para a indústria de sorvetes. O espaço para crescer é, ao meu ver, ilimitado. Sabendo trabalhar é um mercado sem limites!”, completa Ana Vecchi.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...