O foi gras (melhor conhecido como fígado) se obtém mediante um processo sistemático e controlado de engorda e gansos e patos com alguns cereais como o milho.
O fígado das primeiras é maior e pode chegar a pesar entre 600 e 900 gramas; e dos segundos, de dimensões menores, oscila entre 400 e 700 gramas. Sua cor é rosa pálido com uma textura e um sabor muito suave.
Mas esse processo não é novo. De fato, alguns documentos mostram que egípcios, e romanos as alimentavam com figos. Apesar de que hoje se produz em vários países, a França continua sendo o grande referencial e, está claro, seu ponto de partida.
O foi gras fresco se come grelhado e o mi-cuit (que significa meio cozido) em finas rodelas sobre um brioche com alguns grãos de flor de sal.
Um conselho para facilitar o corte de este último é empregar uma faca muito afiada e submergí-lo em água quente, assim se criará uma película deslizante que não permitirá que as fatias se rompam.
Valor nutricional e harmonia: o foi gras é um alimento rico em gordura, então o consumo deve ser moderado e ocasional. Uma de suas melhores harmonias é com um vinho licoroso.