6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar em São Paulo

6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar em São Paulo

A partir das 13h, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo abre a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN). No evento realizada a inauguração do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional e a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) - um dos principais destaques do evento. “É uma oportunidade histórica para a população da maior cidade do país, poder definir estratégias e diretrizes garantindo o direito humano à alimentação adequada e saudável, por meio da efetivação de novas políticas públicas”, afirma o supervisor geral de abastecimento da SDTE, Marcelo Mazeta.

Precedida por sete pré-conferências macrorregionais, a 6ª conferência vai reunir, nos dias 26 e 27 de junho, centenas de delegados (integrantes da sociedade civil e do poder público) e os 84 membros do COMUSAN (entre titulares e suplentes) para debater propostas da construção de políticas para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.


Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, a conferência abrirá a discussão sobre a produção dos alimentos até a chegada à mesa de cada cidadão. Na programação do evento serão discutidos três eixos temáticos: (1) Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável. (2) Estratégias para criação de políticas públicas. (3) Adesão e participação social no SISAN.

Sobre a adesão ao SISAN

O SISAN é um sistema que tem por objetivo a organização das ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional e articulação entre o poder público e a sociedade civil para a gestão de políticas públicas voltadas à alimentação e, também, lança princípios e diretrizes para o trabalho integrado entre entes federados, sociedade civil e instituições privadas (com ou sem fins lucrativos). O SISAN atribui ao município a necessidade de adotar ações que permitam respeitar, proteger e promover o direito humano à alimentação adequada. São Paulo é uma das primeiras a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que atribui ao município ações para promover o direito humano à alimentação adequada. 

Fonte: SDTE





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...