Nutrientes e calorias dos top 10 das Festas Juninas

Nutrientes e calorias dos top 10 das Festas Juninas

Cachorro quente, milho verde, canjica, quentão, vinho quente... uma infinidade de sabores começa a invadir as rotina dos brasileiros nas tão famosas Festas Juninas. No campo ou na cidade, é difícil não agradar o paladar dos mais exigentes. Mas será que essas guloseimas de gostos tão singulares escondem armadilhas calóricas?

endocrinologista e nutrólogo Joffre Nogueira Filho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, montou uma lista com os 10 protagonistas dessas festas. Confira:


Pé de moleque: O amendoim é rico em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras, mas cuidado com a quantidade, pois ele é rico em açúcar, proteínas e gorduras. Há também o sódio, um dos principais fatores da regulação hídrica do organismo. No entanto, a forma como o é preparado - com açúcar e muitas vezes torrado - faz com que a cada porção de 100g (1/2 copo americano) contenha de 480 a 595 kcal.

  

Milho: É uma escolha saudável, rico em carboidratos, fibras, vitaminas A, B e C, fósforo, tiamina, potássio e ferro, além de ajudar no funcionamento do intestino. Evite a manteiga, pois acrescenta muitas calorias. Cada espiga pequena tem em média 130 calorias. Já forma de pamonha, cada unidade chega a 200 kcal.

  

Cachorro quente: para fazer a melhor escolha, peça sem a maionese, com uma unidade de salsicha, molho de tomate. Se gostar, acrescente vinagrete, pouco purê de batata e catchup e mostarda com moderação. Evite as batatas fritas, batatas palhas, o catupiry e sanduíches com muito recheio. A unidade tem, em média, 290 kcal.

  

Churrasco: escolha o espetinho de carne ou de frango, pois a linguiça contém muita gordura. São ricos em proteínas, responsáveis pela renovação celular, pela pele e cabelo saudáveis. São constituintes de hormônios e pelas células de defesa do organismo. Cada espetinho de 50 grs tem cerca de 120 calorias. Porém, se passar na farinha, esse número pode dobrar e ultrapassar as 270 kcal.

  

Bolo de fubá: A farinha de milho é um dos alimentos mais nutritivos que existe, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos. É um carboidrato rico em fósforo e potássio. Cada 100g de farinha de milho tem 351 kcal. O valor nutricional por fatia de 55g de bolo de fubá é de 95 calorias. Coma devagar para se saciar e ir apreciando o sabor!

Pinhão cozido: Rico em carboidratos, proteínas e vitaminas A, B e C. Porém é calórico. Nesse caso, se for completamente irresistível, fique com 10 unidades, cerca de 200 kcal.

Maçã do amor: A maçã é rica em fibras e antioxidantes e tem 100 kcal. No entanto, a saborosa cobertura de açúcar tem seu preço deixando-a com 450 kcal.

Canjica: É rica em vitamina A, cálcio, fósforo, sódio e potássio. Cada 100g tem 105 kcal.

Quentão: O álcool costuma ser responsável pelo acréscimo de muitas calorias às bebidas. Cada grama de álcool contém 7 calorias, enquanto 1 grama de carboidrato contém 4 calorias. O quentão é preparado com bastante açúcar. Um copo pequeno tem quase 300 calorias.

Vinho quente: Como é um derivado da uva, contém antioxidantes que combatem os radicais livres e o resveratrol, com efeito cardioprotetor. Um copo de 100 ml contem 120 calorias.

Trocas Inteligentes:

  

Quer comer suas guloseimas sem tanto peso na consciência? O endocrinologista e nutrólogo Joffre Nogueira Filho dá algumas dicas para economizar calorias e ganhar na saúde.

- A pamonha, a canjica, o bolo de fubá, o bolo de milho e os mingaus se preparados com leite desnatado e adoçante reduzem o valor calórico para quase a metade.

- O cachorro quente deve ser preparado na versão light, utilizando a salsicha de peru light, molho de tomate caseiro e mostarda light.

- A tapioca é produzida a partir da mandioca e indicada para pessoas que não podem comer o glúten, porém possui um elevador teor energético. O ideal é utilizar recheios sem leite condensado, leite de coco e açúcar. Prefira recheios a base de pasta de gergelim, queijo magro e frutas.

- Uma boa sugestão para fazer um quentão light em casa é usar chá mate com canela em pau ou em pó, cravo e rodelas de gengibre. Ficará super saboroso e, além de ajudar a esquentar, também reduzirá muito o valor calórico da bebida.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...