Com as temperaturas mais baixas e a aproximação do inverno, começa dia 21 de junho, as pessoas procuram maneiras de se sentirem mais aquecidas. Uma opção é a alimentação, e as sopas saudáveis ganham destaques nas mesas do brasileiro.
Evitar alguns ingredientes em excesso para preparar a sopa pode trazer resultados benéficos para a saúde. Itens como o sódio, encontrado em temperos industrializados pode atrapalhar a saúde do hipertenso. Já os carboidratos, presentes no macarrão e no arroz podem prejudicar as pessoas obesas, e os queijos amarelos podem elevar a taxa de colesterol.
Diante do conceito de alimentação saudável, o HCor - Hospital do Coração elaborou um livro de receitas práticas e benéficas para ao saúde do coração.
Com a época propícia, a dica da vez é a Sopa Tailandesa de Frango! Confira a receita abaixo:
Ingredientes:
3 Colheres de sopa de azeite
1 Cebola média cortada em cubos pequenos
2 Dentes de alho grandes picados
1 Talo de salsão picado em lâminas
1 Tomate sem semente cortado em cubos pequenos
1 Peito de frango sem osso e sem pele cortado em cubos médios
2 Litros de água
2 Colheres de sopa rasas de farinha de trigo
1/2 Colher de chá de açafrão
2 Colheres de chá rasas de sal
2 Colheres de sopa de cebolinha picada
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e acrescente o alho.
Assim que estiver dourado, acrescente o salsão, tomate e o frango. Misture e deixe cozinhar até que a parte superficial do frango fique cozida. Em seguida, acrescente a água, tampe a panela e deixe cozinhar até que o frango fique totalmente cozido. Retire o frango da panela, deixe esfriar e desfie. Reserve o caldo de cozimento. Misture a farinha de trigo com o açafrão e os dissolva em 250 ml de água.
Leve a panela com o caldo do cozimento novamente ao fogo, acrescente o frango desfiado e adicione aos poucos a mistura de açafrão com farinha e água mexendo para não formar grumos. Deixe cozinhar até que o caldo engrosse, adicione o sal e finalize com a cebolinha picada.
Dica:
Para pessoas que têm restrição ao consumo de glúten, não use farinha de trigo para espessar o caldo. O ideal é substituir por amido de milho.