A gastronomia peruana esta agradando cada vez mais o paladar dos brasileiros. O protagonista continua sendo o tradicional ceviche, mas a novidade de hoje é o milho gigante, que surgem com uma variedade de sabores e estão sendo bastante pedidos nos principais restaurantes peruanos do país.
Os snacks peruanos caíram no gosto do público brasileiro. O ideal é que sejam servidos, em pouca quantidade, antes do prato principal e com um bom pisco – bebida típica peruana - para abrir o apetite.
A origem do milho gigante traz curiosidades interessantes. Na cultura peruana acredita-se que o cereal é fértil. O formato gigante ocorre por conta de um fenômeno único do país. No Peru há até estatuas reverenciando o cereal.
“O cereal é plantado no Vale Sagrado do Cusco. Do lado direito tem a umidade da Amazônia peruana e do lado esquerdo o calor do deserto peruano. Estas duas frentes se chocam e caem sobre o vale. É a partir daí que surgem as espigas em formato gigante e com a característica de fertilidade. O vale é protegido por montanhas com até dois mil metros de altura. Já tentaram plantar a semente em outras partes do mundo, porém nascem no tamanho normal”, explica Alfredo Novais.