Cultive saúde

Cultive saúde

Cultivar saúde pode ser muito fácil. Começe pantando uma horta! E não esqueça das crianças, que estão em formação e podem aprender muito com uma alimentação saudável. É o projeto “semeando” da chef em gastronomia funcional, Lidiane Barbosa.

Para fazer uma horta, dependendo do que você quiser plantar, não é preciso muito espaço, o que é ótimo para quem mora em apartamento. E para que a criança aprenda, o primeiro passo é entender o motivo de ter uma horta em casa. “Com ela se sabe a procedência dos alimentos. Ali terão frutas, verduras, legumes e temperos ‘limpos’, já que não há o uso de agrotóxicos. Além disso, tudo estará fresco, saboroso e bonito”, diz a profissional.


Incluir as crianças nesse momento pode estimular benefícios para a vida toda. “Eles se interessam pelo plantio, acompanham todo o crescimento. Aprendem a importância daquele alimento no prato e para nossa saúde. Ainda ficam super orgulhosos e assim são estimulados a se alimentar melhor”, salienta.

O que pode ser plantado?

Frutas, legumes e verduras e principalmente temperos, como cebolinha, manjeticão, salsinha, alecrim e sálvia são ótimas opções. Existem algumas plantas, como o hortelã, por exemplo, que tem uma raiz invasora, e por isso elas precisam ser plantadas sozinhas, senão acabam matando as plantinhas ao redor”, alerta a especialista. Segundo Lidiane, a horta só precisa de 4 horas diárias de sol, mas tem que ser regada sempre.

Outra dica de segurança “é manter as plantas comestíveis separadas das outras, porque as crianças acham que tudo pode ser mastigado. Então é separar e explicar para elas direitinho que aquelas plantinhas que não são da horta podem ser venenosas”, completa.

Pesquisar um pouquinho antes sobre o que você quer plantar é muito válido, não só para sua família, como para seus bichinhos de estimação: “existem algumas plantas que são tóxicas para os animais, então é preciso se informar sobre quais são. No caso dos cachorros em específico, é melhor evitar adubos como a farinha de osso, por que eles são atraídos e acabam comendo a planta”, orienta Barbosa.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...