Sal e açúcar: consuma com moderaçao

Sal e açúcar: consuma com moderaçao

Mais de 50 milhões de pessoas morrem anualmente no planeta – número maior que a população inteira do estado de São Paulo – por doenças como diabetes e hipertensão arterial. O número fica ainda mais assustador quando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) são detalhados.

Um de cada três adultos sofre hipertensão, condição que causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos, enquanto um de cada dez tem diabetes. A lista da OMS relata que, por conta da elevada pressão, o derrame e outras doenças vasculares cerebrais estão em segundo lugar na causa de morte. Os números de óbitos são altos: 6,15 milhões de pessoas por ano (10,8%). Em nono lugar aparece o diabetes mellitus, com 1,26 milhões de mortes por ano, representando 2,2% dos óbitos.


Mas por que isso acontece? O ditado diz: “tudo em excesso faz mal”. E, para a medicina, essa máxima deve ser levada ainda mais a sério. Em especial, quando se trata do consumo de alguns alimentos e substâncias. Sal e açúcar em excesso, por exemplo, contribuem para o desenvolvimento da diabetes e da hipertensão arterial.

Apesar desses dois ingredientes darem mais sabor aos alimentos, o consumo em excesso pode trazer inúmeros malefícios à saúde, decorrente de seu alto consumo ao longo dos anos. Então já sabe: consuma com moderação!





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...