Nasce a I Feira Iberoamericana de Gastronomia, FIBEGA 2015, o primeiro encontro mundial entre empresas iberoamericanas que trabalham com gastronomia.
O evento, no que colaboram a Academia Iberoamericana de Gastronomia e o Grupo Menus, acontecerá virtualmente entre os dia 17 e 19 de novembro, em uma web dinâmica que reunirá os diferentes stands participantes. Com este sistema telemático, por meio de seu dispositivo, os visitantes poderão entrar no local da feira onde encontrarão distintos espaços personalizados e dirigidos pelas empresas presentes no evento. Todas as empresas gastronômicas que sejam de países iberoamericanos têm a possibilidade de participar entrando em contato com os organizadores do evento nos próximos meses.
Durante a apresentação, o presidente da Academia Iberoamericana de Gastronomia, Rafael Ansón, mostrou o importante compromisso da instituição com a difusão e promoção da cultura gastronômica dos países que formam a Iberoamérica e se referiu ao descobrimento da América como um "marco gastronômico pelo intercâmbio de matérias-primas que produziu" desde então.
Roi Correa, diretor geral do Grupo Menus, pioneiro na comunicação gastronômica com projetos como GastroRadio, antecipou que a feira poderá ser seguida com 3 idiomas: espanhol, português e inglês.
O objetivo é que o encontro tenha também um espaço físico, vinculado à Capital Iberoamericana da Gastronomia, que em 2015 ostenta o estado de Guanajuato e que, em 2016, corresponderá a Mérida.