Juan Ruiz Henestrosa não é só o somelier do restaurante espanhol Aponiente, no trístico Porto de Santa Maria, como também uma pessoa de confiança do chef Angel León. Por seu trabalho no salão e por seu grande conhecimento dos vinhos (camomilas, finos, mais secos e tipo licor) e sua capacidade de harmonizá-los com os pratos do Aponiente a Academia Internacional de Gastronomia lhe deu o prêmio.
Os vinhos, sobretudo os do sul da Espanha, são sua paixão. Em sua vida passou por cozinhas de grandes mestres como Ferran Adrià e Santi Santamaría e depois pelos salões e vinhos.
O ato de entrega foi no Santceloni, Madri, onde os pratos elaborados por Oscar Velasco (com 3 sóis Repsol e 2 estrelas Michelin) foram perfeitamente acompanhados pelas escolhas do somelier premiado.
Entre outras, o presunto cru ibérico Arturo Sánchez com camomila em Rama; camarõesde Sanlúcar con ervilhas de Llavaneras, aipo e meçã verde com Colet Navazos Reserva 2009; ou lombo de peixe, ceboletes assadas e beterraba com Jerez em Rama Cruz Vieja.
Ali estavam, além de Rafael Ansón, como presidente de honra da Academia Internacional de Gastronomia, Javier Chico de Guzmán, Alfonso Cortina e Alberto Cortina, presidente, vice-presidente e membro da direção da Associação de Amigos da Real Academia de Gastronomia.