Indústria alimentícia aposta nas redes sociais como melhor meio para se comunicar com o consumidor

Indústria alimentícia aposta nas redes sociais como melhor meio para se comunicar com o consumidor

Para 31% dos diretores de empresas espanholas e da indústria agroalimentícia é importante apostar nas redes sociais, já que eles as consideram com o meio mais relevante na comunicação com o consumidor, segundo o artigo "Objetivos e perspectivas da indústria de aliementação e bebidas na Espanha", elaborado pela KPMG em colaboração com a Federação Espanhola de Indústrias de Alimentação e Bebidas (FIAB).


As redes sociais já superam o marketing de ponto de venda (eleito por 30%) e as ações promocionais através de meios tradicionais como a televisão ou o impresso (20%).

O informe destaca o avanço da digitalização na sociedade atual, que está gerando uma transformação importante no processo de tomada de decisões por parte dos clientes, já que o novo meio lhes permite estar permanentemente conectados e com acesso à informação que necessitam.

O responsável de consumo e distribuição da KPMG na Espanha, Carlos Peregrina, destacou que a "digitalização é um dos maiores objetivos que a indústria de alimentação e bebidas enfrenta". 

"É um aspecto que está transformando o mercado e que se uno aos objetivos de internacionalização e eficiência. Tanto os novos canais de venda, de movimento em redes sociais e qualquer outro relacionado com o mundo da Internet devem ser parte da tomada de decisões estratégicas por parte das empresas do setor", afirma. 

Com respeito aos fatores que marcarão a evolução do comportamento dos consumidores nos próximos anos, 28% indica que o mais determinante será o preço dos produtores, seguido por 26% que aponta que será o comércio 'online', na mesma porcentagem que a proximidade das lojas (26%).

Especificamente sobre o comércio 'online', a experiência positiva de compra por meio da Internet será o fator mais relevante para que continue o desenvolvimento no setor, segundo manifesta 49% dos participantes da pesquisa. 

Também consideram determinante para o desenvolvimento deste canal de venda que a logística se adapte às necessidades do cliente, é o que pensa um a cada 3 entrevistados. O desenvolvimento de novos aplicativos (10%), as iniciativas coletivas, o canal 'online' direto dos fabricantes e os meios de pagamento são também outros fatores relevantes citados para o desenvolvimento do comércio online no setor.

No entanto, o artigo destaca que a curto prazo o objetivo mais imediato é a capacidade para manter as margens de lucro, segundo 42% dos diretores, a frente das melhoras operativas e de redução de custos de estrutura (31%).

Olhando para o futuro, as medidas de atuação mais relevantes para o crescimento das empresas são a rentabilidade do negócio (25%) e a internacionalização (21%).





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...