Um desafio para a ciência

Um desafio para a ciência

Cientistas da Universidade de Granada e da Estação Experimental do Zaidín (CSIC) descobriram que a casca e a borra de café tem uma capacidade antioxidante até 500 vezes superior a da vitamina C.

Os especialistas analizaram as propriedades biológicas destes subprodutos derivados da manufatura do café e concluíram que são muito ricos em fibra e compostos fenólicos, os dois benéficos para a saúde humana. "Também são ricos em um dos compostos pardos, que dão a cor do café, conhecidos como melanoidinas, que apresentam diversas propriedades biológicas interessantes para os humanos", explica José Ángel Rufián Henares, professor do departamento de Nutrição e Bromatologia de Granada e principal autor do trabalho.


O estudo avaliou a atividade pré-biótica, anti-microbiana e antioxidante e demonstrou que tanto a borra quanto a casca do café apresentam uma elevada atividade pré-biótica, ainda que as melanoidinas suprimam esta atividade.

O Ministério da Economia e Competitividade concedeu a este grupo um projeto de investigação dentro do "Programa estatal de I+D+i orientado aos objetivos da sociedade" para estudar durante 4 anos as formas de revalorizar estes subprodutos da indústria cafeeira.

As empresas produtoras de café geram ao ano mais de 2 bilhões de toneladas destes subprodutos que, agora, ainda terminam sendo descartados.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...